TEXTOS COMPLETOS

NORMAS PARA ENTREGA DE TEXTOS COMPLETOS

(entrega facultativa para quem pretender integrar as Atas)

1. Os artigos devem ter uma extensão de 6 a 8 páginas A4 (em formato word), incluindo bibliografia, figuras e quadros.

2. O texto deve estar em fonte Calibri, tamanho 12, justificado, com recuo de início de parágrafo em 1,5 centímetros, espaçamento entre linhas de 1,5 centímetros, em folhas com margem de 2,5 centímetros à esquerda e 2,0 centímetros acima, abaixo e à direita. A estrutura do texto deve estar dividida em secções (ou itens), numeradas que devem seguir a estrutura do Resumo. Recomenda-se que o texto completo contenha: Introdução (justificativa e objetivos), Metodologia, Referencial Teórico, Resultados e Discussão (podendo inserir tabelas, gráficos, mapas e figuras), Considerações Finais e Referências Bibliográficas (de acordo com as normas APA). As referências bibliográficas devem estar em fonte Calibri, tamanho 10, espaçamento simples. Palavras que não estão na língua do artigo deverão ser colocadas em itálico. 

3. Os títulos e subtítulos devem estar em fonte Calibri (a maiúsculas e negrito) tamanho 12. Deve ser alinhado à esquerda ou justificado. Deixa-se uma linha em branco entre o final de um parágrafo e o título da próxima secção, assim como entre o título e o texto da próxima secção. 

4. Autores, coautores e vínculo: inserir o nome completo do autor e dos coautores (um por linha) apenas as iniciais em maiúsculas, alinhado à esquerda ou justificado, tamanho 10, abaixo do título do artigo. Inserir o vínculo institucional e correio eletrônico de autores e coautores no texto. 

5. Os artigos devem ser propostos juntamente com os respetivos resumos, que contenham o essencial do trabalho: a) resumo em português; b) resumo em inglês. Um único parágrafo com no mínimo 100 e no máximo 200 palavras, em fonte Calibri, tamanho 12. Devem ser fornecidas palavras-chave (entre três e cinco) nas línguas dos resumos, bem como as respetivas traduções do título.

6. Os quadros e figuras deverão ser referidos no texto. Os seus títulos deverão ser curtos, expressivos. Os títulos e legendas de quadros e figuras escrevem-se antes do referido quadro ou figura, em  fonte Calibri, tamanho 11,  em negrito e espaçamento simples. Os quadros deverão ser incluídos no mesmo documento word do texto, com numeração romana. Atentar para o direito de uso de imagens utilizadas no artigo, sinalizando autoria, fonte, data e, quando necessária, a autorização para o uso.

7. As figuras (mapas, gráficos, fotografias, etc.), com numeração árabe, deverão ser incluídas no mesmo ficheiro do texto. Cada figura será enviada separadamente (ex: silva_fig1.jpg) sendo aceites os seguintes formatos: jpeg, tiff, bmp, cdr, wmf, com uma resolução nunca inferior a 300 dpi.

 

8. Em relação à cartografia, solicita-se que sejam cumpridas as regras básicas de representação cartográficas e que, sempre que possível, sejam utilizadas convenções gráficas, em substituição de escalas de cinzentos. 

9. As citações diretas até três linhas podem vir no interior do texto, entre aspas duplas. As citações diretas de mais de três linhas devem ser apresentadas em parágrafo recuado de 4,0 centímetros, em fonte Calibri , tamanho 11. Insere-se uma linha antes e outra depois da citação. 

10. Referências bibliográficas: devem constar todas as referências citadas no texto e somente estas. Deverão ser elaboradas em função das normas APA (www.apastyle.org ). Os autores são citados no texto apenas pelo apelido, seguido da data de edição (ex: Gripp, 1994). Em casos de dois autores, os apelidos deverão ser separados por “e” (ex: Benn e Evans, 1998). Quando há mais do que dois autores, cita-se só o primeiro seguido de et al. (ex: Horward et al., 1912).

11. Os textos, originais devem ser submetidos na plataforma de submissões, através do formulário online, segundo as normas indicadas anteriormente (descarregar exemplo); Não serão aceitos em nenhuma hipótese trabalhos enviados por e-mail.

12. A apresentação oral e a publicação do artigo no livro de atas só será considerada após o pagamento da inscrição e apresentação no congresso.

13. Todos os trabalhos aprovados, obrigatoriamente deverão ser apresentados no congresso.  

PUBLICAÇÕES

1. Os textos serão publicados em suporte digital, com ISBN (publicação do CEG). A publicação dos resumos está sujeita ao pagamento da inscrição do congresso.

2. O livro de atas ficará disponível, online, depois do encerramento do congresso.

 

3. Após publicados, os arquivos dos artigos não poderão sofrer mais nenhuma alteração ou correção.

4. Os melhores trabalhos serão selecionados para publicação nas revistas:

Finisterra2.jpg
GeoPuc.jpg

       

I. A Finisterra – Revista Portuguesa de Geografia, publica textos inéditos dedicados à investigação em diversas vertentes da Geografia Física e Humana, Riscos Ambientais, Planeamento Regional e Local, Ordenamento do Território, Desenvolvimento Regional e Local, Ciências da Informação Geográfica, entre outros temas.

  • A Finisterra encontra-se indexada nas plataformas científicas: Clarivate / Web of Science (Emerging Sources Citation Index – ESCI); SciELO Citation IndexSCOPUSERIH PLUS (European Reference Index for the Humanities and the  Social Sciences);  WebQualis (Capes); SCImagoSciELO – Scientific Electronic LibraryEBSCO (Academic Search Complete); DOAJ (Directory of Open Access Journals); DialnetLatindex (Sistema Regional de Información en Línea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal); REDIB (Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico); Sherpa/ROMEO (Journals database).

II. Revista Hygeia - Revista Brasileira de Geografia Médica e da Saúde, tem por foco os temas da Geografia médica e da saúde, em interdisciplinaridade, tanto com as áreas da epidemiologia como da Saúde coletiva. Por escopo tem a divulgação científica e o livre acesso aos resultados da pesquisa científica. A revista é multilíngue e, publica trabalhos em português, espanhol, inglês. O conteúdo dos artigos publicados é de inteira responsabilidade de seus autores, não representando a posição oficial desta Revista.

III. Revista GeoPUC - Revista Brasileira de Geografia Médica e da Saúde, criada em 2009, é uma publicação semestral do Programa de Pós-Graduação em Geografia do Departamento de Geografia e Meio Ambiente da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, voltada para a divulgação da produção acadêmica de professores e alunos de pós-graduação em Geografia e áreas afins, bem como de trabalhos de profissionais de natureza não estritamente acadêmica. ISSN 1983-3644.