CONFERENCISTAS CONVIDADOS

AdalbertoCamposFernandesBW.jpg

ADALBERTO
CAMPOS
FERNANDES 

É Doutor em Administração da Saúde pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa. Mestre em Saúde Pública na especialidade de Administração dos Serviços de Saúde pela ENSP-NOVA. É especialista em Saúde Pública.  Licenciado em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa.

Foi Presidente do Conselho de Administração do Hospital de Santa Maria, do Hospital Pulido Valente e do Centro Hospitalar de Lisboa Norte e Presidente da Comissão Executiva do SAMS Prestação Integrada de Cuidados de Saúde. Exerceu as funções de Presidente do Conselho de Administração da HPP Parcerias Saúde, Hospital de Cascais.

Foi Ministro da Saúde do XXI Governo Constitucional (2015-2018). No presente é Professor Associado convidado na ENSP-NOVA. As suas áreas de interesse e especialização são as Políticas e Administração dos Sistemas de Saúde, as Estratégias em Saúde e a Gestão das Organizações de Saúde.

FranciscoAssisMendoncaBW.jpg

FRANCISCO
DE ASSIS
MENDONÇA 

É Doutor (Clima e Planejamento Urbano - USP, 1995) e pós-doutorado em Epistemologia da Geografia - Université Sorbonne/Paris I/França, 2005.

É Professor Titular do Departamento de Geografia da UFPR. Professor convidado na Université de Sorbonne/Paris I/Institut de Géographie (2002), na Université de Haute Bretagne/Rennes II/França (2004) e pesquisador convidado na London School of Hygine and Tropical Medicine (Londres/Inglaterra 2005) e do Laboratoire PRODIG/França (Univ. sorbonne/Paris 1, 2005).

Membro da CoC - Comissão de Climatologia da UGI - União Geográfica Internacional (desde 2012), e do Conselho de Administração da AIC - Associação Internacional de Climatologia (2003-2006, e desde 2013).

 

Tem experiência na área de Geografia e Geociências, com ênfase em Geografia e Meio Ambiente, atuando principalmente nos seguintes temas: Estudo do Ambiente urbano, Climatologia, Geografia da Saúde, e Epistemologia da Geografia. É pesquisador 1A-CNPQ desde 2013.