PUBLICAÇÕES E PRÊMIOS

PUBLICAÇÕES

No Congresso GeoSaúde 2022 propõe-se desenvolver o acesso ao desenvolvimento e disseminação científica. Neste sentido, além da publicações dos textos em suporte digital, com ISBN (publicação do CEG).  Os melhores trabalhos serão selecionados para publicação nas seguintes revistas:

1. Revista Finisterra - Revista Portuguesa de Geografia

Finisterra2.jpg

         Âmbito:

  • A Finisterra – Revista Portuguesa de Geografia, publica textos inéditos dedicados à investigação em diversas vertentes da Geografia Física e Humana, Riscos Ambientais, Planeamento Regional e Local, Ordenamento do Território, Desenvolvimento Regional e Local, Ciências da Informação Geográfica, entre outros temas.

  • A Finisterra é uma plataforma privilegiada para investigadores/as jovens e seniores, bem como estudantes universitários/as e planeadores/as. Publica em língua portuguesa, assim como em inglês, francês e espanhol. Em cada artigo estão incluídos o título, resumo e palavras-chave em quatro línguas, e títulos de figuras e quadros em dois idiomas. 

  • Publicada 3 vezes por ano (abril, agosto e dezembro), oferece acesso aberto imediato e gratuito ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico proporciona maior democratização do conhecimento, reconhecimento e visibilidade à Geografia.

  • O controlo de qualidade dos manuscritos submetidos é efetuado através de um/a editor/a, uma comissão editorial e de, pelo menos, uma dupla, e cega, arbitragem por pares.

  • A Finisterra encontra-se indexada nas plataformas científicas: Clarivate / Web of Science (Emerging Sources Citation Index – ESCI); SciELO Citation IndexSCOPUSERIH PLUS (European Reference Index for the Humanities and the  Social Sciences);  WebQualis (Capes); SCImagoSciELO – Scientific Electronic LibraryEBSCO (Academic Search Complete); DOAJ (Directory of Open Access Journals); DialnetLatindex (Sistema Regional de Información en Línea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal); REDIB (Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico); Sherpa/ROMEO (Journals database).

 

2. Revista Hygeia - Revista Brasileira de Geografia Médica e da Saúde

             Âmbito:

  • Revista Hygeia - Revista Brasileira de Geografia Médica e da Saúde, tem por foco os temas da Geografia médica e da saúde, em interdisciplinaridade, tanto com as áreas da epidemiologia como da Saúde coletiva. Por escopo tem a divulgação científica e o livre acesso aos resultados da pesquisa científica. A revista é multilíngue e, publica trabalhos em português, espanhol, inglês. O conteúdo dos artigos publicados é de inteira responsabilidade de seus autores, não representando a posição oficial desta Revista.

  • A Revista Hygeia, no ano de 2020, a Revista adotou o sistema de publicação continuada e os artigos serão publicados tão logo sejam aprovados e editados. Este modelo confere maior celeridade ao processo de editoração, reduzindo o tempo entre a submissão e a publicação online dos textos completos. ISSN: 1980-1726

  • A avaliação de manuscritos submetidos é efetuado através de um grupo de especialistas de notório saber na área para proceder a avaliação da qualidade dos artigos que serão publicados. Os originais são imediatamente encaminhados a 2 avaliadores, que sempre são especialistas reconhecidos nos temas tratados, e darão pareceres sobre a qualidade científica do trabalho. Em caso de pareceres conflitantes, o trabalho será encaminhado à um 3º avaliador. 

  • Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

3. GeoPUC – Revista do Departamento de Geografia e Meio Ambiente da PUC-Rio

         Âmbito:

  • A Revista GeoPUC, criada em 2009, é uma publicação semestral do Programa de Pós-Graduação em Geografia do Departamento de Geografia e Meio Ambiente da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, voltada para a divulgação da produção acadêmica de professores e alunos de pós-graduação em Geografia e áreas afins, bem como de trabalhos de profissionais de natureza não estritamente acadêmica. ISSN 1983-3644.

  • A revista tem como objetivo difundir resultados de pesquisas e outros trabalhos, merecedores de destaque e que representem contribuições significativas ao conhecimento geográfico.

  • Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Finisterra_Index_LOGOS_2019_Q33.jpg
Finisterra_Index_LOGOS_2019_Q33.jpg
Hygeia_Index_LOGOS_2019_Q33_V2.jpg
GeoPuc_Index_LOGOS_2019_Q33.jpg
GeoPuc.jpg

PRÊMIOS

A Comissão Científica do congresso GeoSaúde 2022 atribuirá os seguintes prémios de desempenho:

  • Prémio jovem investigador: a Comissão Científica em parceria com a IGU – Commission on Health and the Environment, atribuirá um prémio ao melhor artigo apresentado por um(a) estudante* a frequentar o mestrado ou que tenha concluido o mestrado nos últimos 2 anos (conclusão entre 30 de Setembro de 2020- 30 Setembro de 2022) no valor de 150€;

  • Prémio investigador: a Comissão Científica em parceria com a IGU – Commission on Health and the Environment, atribuirá um prémio ao melhor artigo apresentado por um(a) investigador(a)* a frequentar o doutoramento ou que tenha concluido o doutoramento nos últimos 2 anos (conclusão entre 30 de Setembro de 2020- 30 Setembro de 2022) no valor de 150€;"

* Cada concorrente somente poderá submeter um trabalho. Só são válidos para concurso os artigos:

   1- cujo abstract tenha sido aceite para apresentação;

   2- os candidatos deverão ser primeiro autor e apresentado a comunicação;

   3- os candidatos devem cumprir os requisitos necessários para o "Prémio Jovem Investigador" e "Prêmio Investigador", devendo apresentar comprovativo (cópia de certificado ou de inscrição).

 

O texto e o respetivo comprovativo, deverá ser enviado para geosaudeigot@gmail.com até 31 de Agosto, seguindo as regras definidas para os "textos completos"