MESAS 

MESA 01:

"Envelhecimento demográfico, procura de cuidados de saúde e inovação: o compromisso possível"

ORADORES CONVIDADOS

Filomena CarnidePB2.jpg

MARIA FILOMENA ARAÚJO
COSTA CRUZ CARNIDE

É Professora Assistente do departamento de desporto e saúde, doutorada em motricidade humana na especialidade de ergonomia da FMH-UL, desde 2003. É co-coordenadora da redeSAÚDE da ULisboa.

 

Investigadora do grupo de investigação Neuromecânica do Centro de Investigação CIPER da FMH-UL desde 2007 (http://neuromechanics.fmh.ulisboa.pt/), membro do Laboratório de Biomecânica e Morfologia Funcional desde 2009. Como Investigadora, é responsável por diversos projetos, nomeadamente no sector automóvel “Evaluation of biomechanical load on the musculoskeletal system. Development and application of experimental and modelling methodologies” e também da área do envelhecimento ativo “Frailty Assessment in Elderly People and Risk Stratification for Falls and Disability: Determination of an Objective and Simplified Frailty Index”.

 

Foi Vice- Vice-Presidente da Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa (FMH-UL), de 2014 a 2017.

JmalvaPB.jpg

JOÃO JOSÉ
OLIVEIRA MALVA 

É coordenador da Escola Europeia de Doutoramento em Envelhecimento na rede EIT Health (2019-atual). É Investigador Principal, com Agregação, na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC). É responsável pelo Gabinete de Gestão de Projectos e Gestor de Ciência na FMUC. É Secretário da Assembleia de Representantes.

Desempenha o cargo de Vice-Director do Instituto de Investigação Interdisciplinar da Universidade de Coimbra (iii) e é o coordenador científico do consórcio “Ageing@Coimbra” – Região Europeia de Referência para o Envelhecimento Activo e Saudável. Foi Presidente da Sociedade Portuguesa de Neurociências (2007-2011).

Tem desenvolvido investigação no domínio das Neurociências com contribuições significativas nas temáticas da neuroprotecção, neuroinflamação e neurogénese na reparação cerebral. O seu impacto internacional reflecte-se na distinção como membro da EDAB (European DANA Alliance for the Brain), no seu factor H 28 e nas cerca de 2000 citações dos seus trabalhos científicos (Novembro de 2013).

 

Foi Presidente da Sociedade Portuguesa de Neurociências (2007-2011).

RaulBorgesGuimarãesBW.jpg

RAUL BORGES GUIMARÃES

É Doutor em Geografia (Geografia Humana) pela Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas da USP em 2000 e livre docência pela Faculdade de Saúde Pública da USP em 2008. Desenvolveu dois programas de pós-doutorado:

2001, no Laboratório de Planejamento Urbano e Cidades Saudáveis da Universidade do Oeste da Inglaterra (UWE), Bristol (Reino Unido);

2009, no Departamento de Saúde Ambiental da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo.

Atualmente é professor titular do Departamento de Geografia da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, campus de Presidente Prudente. Coordena o Laboratório de Biogeografia e Geografia da Saúde (Centro de Estudos do Trabalho, Ambiente e Saúde - CETAS). É bolsista produtividade do CNPQ, nível 1D e editor adjunto da Revista Saúde e Sociedade.

MESA 02:

"Saúde e planeamento urbano saudável"

ORADORES CONVIDADOS

paulo_silva_cmsPB.jpg

PAULO 
SILVA

É Vice-Presidente da Câmara Municipal do Seixal. Representará a Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis que é uma associação de municípios, Constituída formalmente em 10 de outubro de 1997, tem como missão apoiar a divulgação, implementação e desenvolvimento do projeto Cidades Saudáveis nos municípios que pretendam assumir a promoção da saúde como uma prioridade da agenda dos decisores políticos. Adotando sua intervenção tendo por base o apoio e a promoção de estratégias locais suscetíveis de favorecer a obtenção de ganhos em saúde; bem como a promoção, a intensificação, a cooperação e a comunicação entre os municípios que integram a rede e entre as restantes redes nacionais participantes no projeto Cidades Saudáveis da Organização Mundial da Saúde.

Christovam BarcellosPB.jpg

CHRISTOVAM
BARCELLOS 

É graduado em Geografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mestre em Ciências Biológicas pela UFRJ e doutor em Geociências pela Universidade Federal Fluminense (UFF).

 

Atualmente é pesquisador titular do Laboratório de Informação em Saúde do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde - ICICT, Fundação Oswaldo Cruz. Trabalhou como sanitarista das secretarias estaduais de saúde do Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.

 

Atua na pesquisa e ensino de Geografia da Saúde, com ênfase em Vigilância em Saúde, principalmente nos seguintes temas: geoprocessamento, análise espacial, indicadores de saúde e sistemas de informações geográficas.

samueldoCarmoLimaBW.jpg

SAMUEL

DO CARMO LIMA

É doutorado em Geografia Física pela Universidade de São Paulo (1996), pós-doutorado pela Universidade Estadual de São Paulo - UNESP PP (2009). Foi coordenador do Curso de graduação em Geografia da UFU, de 1988 - 1990 e de 1996 - 1998; Diretor do Instituto de Geografia da UFU, de 2000 - 2005; Coordenador do Programa de Pós-graduação em Geografia da UFU, de 2006 - 2010; Coordenador do Programa de Pós-graduação Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador da UFU, de 2011 - 2014, Diretor de Vigilância em Saúde da Prefeitura Municipal de Uberlândia, de 2015 - 2016.

 

É professor titular da Universidade Federal de Uberlândia. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Geografia da Saúde, atuando principalmente em temas de vigilância e promoção da saúde.